Fábio Chap

Escrevi. Escrevo. Escreverei?

Uma criança cantando Beatles: E daí?

Uma criança cantando Beatles_E daí

 

Ontem me deparei com um vídeo bem legal. Um garotinho tocando Beatles com seu pai. O moleque é um barato. Canta ‘Don’t let me down’ de forma bastante bonitinha pra idade dele – 2 anos – e acho legal ver uma criança se aproximar da música desde cedo.

Mas uma coisa me deixou um pouco com vergonha alheia. Praticamente 74,8% das pessoas que compartilharam o vídeo o fizeram com o argumento:

- ‘O mundo não está perdido’ – Aliás, esse é o título do post.

Quanta babaquice. É um egoísmo acreditar – mesmo que de forma lúdica – que uma pessoa/criança tem mais valores para ‘salvar o mundo e a sociedade’ porque está escutando e tocando Beatles desde criança. Egoísmo porque aplicamos nosso gosto pessoal para dizer quem pode nos salvar de ‘Leleks, Luans e Arrochas’. Se uma criança canta Leleks, Luans e Arrochas ela já era. Mas agora, UOU, cantando Beatles ela é a esperança do mundo. Que beleza.

Uma amiga comentou de forma leve:

- ‘Bem melhor que Galinha Pintadinha’ – Comentário divertido, mas discordo também.

Não é melhor para uma criança de 2 anos. Galinha Pintadinha foi criada para ser didática. Para ensinar cores, formas, números e estimular a primeira infância da criança, que vai até os 3 anos de idade.

A música ‘Don’t let me down’ é bonita, é linda, mas a tradução é clara ‘Não me decepcione’. Não tenho nada contra, em absoluto. Adoraria ver a Alice cantando Beatles, mas não acho que uma criança dessa idade cantar ‘Não me decepcione’, cujo tema é claramente o amor, seja didático.

É incrível ver como menosprezamos as gerações mais novas baseados nos nossos gostos. Se a nossa geração tinha Raimundos e Mamonas e a deles tem Gusttavo Lima e Justin Bieber, automaticamente nos colocamos como superiores. Como tendo sido adolescentes mais bem informados e preparados. Alguns dizem que essa atual geração de adolescentes é composta por acéfalos e blábláblá; o que eu não tenho conhecimento o suficiente pra afirmar se é verdade ou não, mas gostaria de saber o que essa geração FODONA como a nossa tem feito para salvar o mundo. Já sei: depositado esperanças em crianças que cantam Beatles.

O mundo torna-se melhor é se o pai daquele garoto ensiná-lo que fazer carteirinha falsa após sair da faculdade é um erro. Se o pai daquele garoto ensiná-lo que furar fila não é um desrespeito pequeno. Quem faz carteirinha falsa e fura fila desviaria dinheiro estando no congresso. Basta ter a oportunidade. PONTO.

Então, se, pra você, alguma coisa do que eu disse faz sentido, da próxima vez que ver uma criança cantando/tocando qualquer música, pode até ser Beethoven, saiba que aquilo ali não salva o mundo. Nem passa perto. O que salva o mundo é a honestidade e a justiça, não seu maravilhoso e único gosto musical pessoal.

 

4 comments on “Uma criança cantando Beatles: E daí?

  1. Lane
    02/06/2013

    Concordo que uma criança cantando Beatles não salva o mundo, mas a questão é aquele pai cantando juntamente com seu filho, dando atenção e estímulo para o que ele gosta de fazer. Porque dá para perceber claramente que ele está ali porque gosta e admira o pai e a música. Você acha que ele sabe o que está cantando? Claro que não, é uma descontração em família ver o pai cantando. Se ele já canta Beatles certamente que Galinha Pintadinha ele sabe decor. A família para mim é a base de tudo, ainda mais a família que conversa, canta e brinca com as crianças dando a atenção necessária que elas precisam. Acredito que o mundo não está perdido pois ainda existem pais que mesmo com a correria do dia a dia são pais mesmo. Acredito que existam muitos também.
    Pais que colocam filhos no mundo existe aos montes e não estou me referindo somente à figura masculina e sim à feminina também. Sabem dar dinheiro, bens e colocam as crianças em escolas para se livrarem das mesmas, passando para as escolas a obrigação de educar. Educação vem de casa!!!Tem alguns que nem isso fazem, então.
    A família está em desequilíbrio por isso que o mundo está assim desequilibrado. Pais molestando filhos, filhos batendo e matando os pais, enfim tanta coisa ruim…. Que quando as pessoas veem isso, um pai cantando com o filho ficam encantadas e compartilham sem pensar direito que a legenda que estão compartilhando tem duplo sentido. E se cada pessoa que compartilhou esse vídeo pensou como eu, você sabe? Então o ser humano tem o costume de rotular pessoas. Quero deixar claro que todos tem o direito de manifestar sua posição por isso eu estou aqui escrevendo a minha.
    Obrigada e sucesso!!!

    • Fábio Chap
      02/06/2013

      Concordo com tudo que disse, porém a minha visão é de que os valores que mudam o mundo são outros, não os gostos musicais.

      Pois se você mesma disse ‘compartilharam sem pensar’, a minha crítica continua válida. Não há duplo sentido na legenda, é um sentido só: ‘crianças que cantam beatles são a esperança para os guardiões do bom gosto musical’. ponto.

      Também acho primordial esse contato pai e filho através da arte.

  2. Tamiris
    09/06/2013

    Fábio, seus textos são ótimos, adoro lê-los, parabéns :)

  3. Ulisses
    04/11/2013

    Não acho que o “mudar o mundo” venha do gosto pela música, mas sim de um pai sendo presente na vida do filho.

Deixar uma resposta

Information

This entry was posted on 01/06/2013 by in Crônicas and tagged , , , .

Navegação

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 300 outros seguidores

